Sabia que é possível traduzir o seu website Odoo para qualquer idioma?

Todos reconhecemos a importância de ter um website com interesse para o seu público-alvo. Um fator essencial para isso acontecer é apresentar o seu website no idioma do utilizador.

É mais provável que um utilizador navegue por um site apresentado na sua própria língua do que numa língua estrangeira. Na realidade, sabemos que 72,1% dos utilizadores gastam a maior parte do seu tempo em sites e blogs com conteúdo escrito na sua própria língua. E boa parte destes estariam dispostos a pagar para verem traduzidos os conteúdos que não estão no seu idioma. 

Se o seu objetivo é ter uma maior base de clientes e está a pensar expandir o seu negócio para o estrangeiro, de certeza que o seu site vai necessitar de diferentes idiomas.
O Odoo torna a opção multilingue simples e eficaz. Iremos explicar passo a passo como configurar o seu website para o efeito e como proceder para realizar a tradução.

Explicação passo a passo: 

Navegue até ao rodapé do website Odoo, onde encontrará um idioma predefinido  (neste caso o idioma é o Inglês, como representa a Figura 1).

Figura 1 - Idioma predefinido no rodapé




 







Após clicar no idioma, deve selecionar a opção “Add a language” como representa a Figura 2.





















Figura 2 - Opção de Adicionar um novo Idioma ao website








 

A seguir, será aberto um pop-up, onde conseguirá selecionar o idioma desejado para adicionar ao seu website.  É importante salientar que, ao possuir um ou mais websites que necessitem de um novo idioma, é nesta janela que se procede a essa configuração.

Assim sendo, deverá definir quais os websites que terão permissão para aceder ao novo idioma, como mostra a Figura 3. 


Após finalizar esta configuração deve carregar no botão “Add” para o Odoo carregar todas as novas informações.


Figura 3 - Pop-up de configuração do Idioma

Outra forma de aceder ao pop-up de configuração de idioma é ir até ao módulo “Settings” e, na secção de “Languages”, selecionar “Add Language”, como demonstra a Figura 4.


Figura 4 - Página de Setting “Add Language”

Finalizada a configuração do idioma, o Odoo traduzirá automaticamente parte do seu conteúdo para a linguagem selecionada.
Como este processo não é totalmente autónomo, terá de introduzir manualmente parte da tradução.
Para tal, deve 
clicar no botão “TRADUZIR”, como demonstra a Figura 5,  onde poderá traduzir manualmente o conteúdo que não esteja traduzido.

Este processo deve ser realizado em cada página até à tradução completa do seu website.



Figura 5 - Botão de tradução do website

De seguida, o Odoo apresentar-lhe-á um pop-up que indica o procedimento para finalizar a tradução, demonstrado na Figura 6.


Figura 6 - Pop-up com informações relativas ao modo de tradução

Como clarifica o pop-up, o Odoo irá apresentar a Amarelo todo o conteúdo que necessita de uma tradução manual e a Verde todo o conteúdo que já foi traduzido automaticamente, como demonstra a Figura 7. 

É importante realçar que, ao realizar a tradução do website, é apenas possível alterar texto e não a estrutura do website, devido à ativação do modo de tradução.



Figura 7 - Modo de Tradução

Quando finalizar a tradução manual do website, não se esqueça de clicar no botão “Guardar” no canto superior direito, para o Odoo atualizar o novo idioma.

Finalizada a tradução do website, encontrar-se-á disponível o novo idioma, neste caso o Português, como representa a Figura 8.


Figura 8 - Idiomas disponíveis

Para adicionar mais idiomas, basta repetir este processo até que o seu website esteja adequado ao seu público-alvo.

Para eliminar um idioma adicionado anteriormente, deverá ir até o módulo “Settings” do Odoo e selecionar no sub-menu o módulo “Website”, podendo aí apagar e adicionar idiomas. Ainda dentro das configurações, é possível predefinir o idioma principal do seu website, como demonstra a Figura 9.




Figura 9 - Opções Idiomas Website

Mas o que é isso do idioma principal ou predefinido? O Odoo irá  apresentar o website na língua predefinida na aba "Settings" . A seguir, caso o utilizador decida alterar o idioma, a opção tornar-se-à permanente e guardada nos seus cookies (ou na sua conta, caso se registe).


Esperamos que este artigo tenha sido útil.
Para mais informações ou para conhecer mais sobre a versatilidade e 
múltiplas vantagens do software de gestão Odoo, entre em contacto connosco pelo email [email protected] ou telefone +351 220 300 332. Mais informações em  www.exosoftware.pt

Partilhe este artigo

Partilhar

 

A Exo está a crescer, juntamente com os seus clientes