Impacto da COVID-19 no mercado de Aplicações em Nuvem

Como será o futuro?

A propagação da pandemia da COVID-19 deixou a sua marca em vários sectores empresariais em todo o mundo. No entanto, as coisas têm sido bastante positivas para o mercado de aplicações na nuvem, uma vez que este registou um crescimento considerável nos últimos meses.
 
O súbito surto da pandemia levou a uma enorme oportunidade para as aplicações na nuvem no primeiro semestre deste ano. Como o conceito de trabalho a partir de casa foi amplamente adotado pelas organizações em todo o mundo, a nuvem deu às organizações aplicações variadas para acesso remoto aos dados, construindo e executando aplicações cruciais e permitindo trabalhar com empregados e parceiros em todo o mundo.
 
Tendo esta situação ímpar em mente, trouxemos até si a nossa análise aprofundada para o ajudar a compreender o impacto da pandemia no mercado de aplicações na nuvem.
 
Assim, sem perder mais tempo, vamos descobrir em pormenor o impacto da COVID-19 no mercado do Software na Nuvem.

A quota dominante das pequenas e médias empresas


Quando se pensa em termos de tamanho da organização, o mercado de aplicações na nuvem divide-se em grandes empresas e PMEs (pequenas e médias empresas).


As pequenas e médias empresas representavam cerca de 57,0 mil milhões de dólares em receitas em 2018. Agora, prevê-se que aumentem quase 19% até ao ano 2026. Este crescimento tem sido amplamente associado ao considerável crescimento na utilização de aplicações baseadas na nuvem pelas Pequenas e Médias Empresas.
 

A rentabilidade da Gestão da Cadeia de Fornecimentos (SCM)


Dependendo das soluções, o mercado para aplicações na nuvem está dividido em vários segmentos:
 

  • Gestão da cadeia de fornecimentos

  • Análise de negócios e inteligência

  • Gestão de conteúdos

  • Gestão do capital humano

  • Gestão de recursos empresariais

  • Gestão da relação com o cliente

Embora todos estes segmentos tenham sido, em certa medida, influenciados pelo mercado de software na nuvem, a gestão da cadeia de fornecimentos merece uma menção especial em termos do seu crescimento previsto.
 
A dimensão do mercado para a gestão da cadeia de abastecimento era de cerca de 17 mil milhões de dólares em 2018. No entanto, estima-se que registará o CAGR mais elevado: mais de 18% até 2026. O crescimento tem sido associado ao rápido aumento da adoção de sistemas de gestão da cadeia de fornecimentos baseados na nuvem entre as pequenas e médias empresas nos últimos tempos.
 
O sistema de gestão da cadeia de fornecimentos baseado na nuvem ajuda as PME’s oferecendo acesso em tempo real aos dados da empresa, o que ajuda a melhorar os processos empresariais e a tomar decisões mais rápidas.

 

A rentabilidade dos bens de consumo e do comércio a retalho


Em termos de áreas, o mercado de aplicação de nuvens é segregado em sectores, como por exemplo:
 

  • Cuidados de saúde e ciências da vida

  • Retalho e bens de consumo

  • Energia e serviços públicos

  • Transporte e logística

  • Viagens e hotelaria

  • Telecomunicações

De todos estes sectores, as duas que necessitam de uma menção especial são os cuidados de saúde e o comércio a retalho e bens de consumo. O sector da saúde, em termos da sua importância na atual situação de pandemia, e o segmento do retalho e bens de consumo, pela sua quota no mercado das aplicações na nuvem, assumiram maior importância nesta divisão.
 
Espera-se que o sector retalhista e bens de consumo domine o mercado global de aplicações na nuvem. Esta área representou 8,9 mil milhões de dólares mais cedo e espera-se que mostre um crescimento com um CAGR de mais de 19% em 2026.
 
Este crescimento deve-se principalmente ao rápido crescimento na implementação de aplicações na nuvem através da venda a retalho online. Além disso, as tecnologias de software na nuvem perturbaram consideravelmente este segmento específico devido à adoção generalizada de software na nuvem para segurança, armazenamento, e serviços de backup

 

O sector da saúde lidera os investimentos na nuvem


O sector da saúde requer uma infraestrutura de nuvem segura e escalável para gerir e manter a informação dos pacientes com um elevado grau de flexibilidade e rapidez. Com a situação pandémica a ir de mal a pior, há uma necessidade imediata de tecnologias avançadas, tais como a trabalhar na nuvem para analisar dados cruciais dos pacientes.


Como a quantidade de registos de saúde eletrónicos detidos pela organização está a aumentar, os prestadores de cuidados de saúde estão a aumentar a sua utilização de soluções de nuvem altamente seguras e escaláveis para atender a um número considerável de casos. 


Institutos de saúde e médicos privados estão a oferecer consultas online entre os encerramentos provocados pela quarentena a nível nacional. O surto de vírus também aumentou a procura de serviços de ambulatório móvel. Todos estes serviços e instalações requerem plataformas de colaboração e comunicação baseadas na nuvem para melhorar a produtividade dos funcionários e a eficiência operacional.


Muitos prestadores de cuidados de saúde contrataram empresas de Software na nuvem para desenvolver aplicações que ajudam a estimar as necessidades de recursos, tais como ventiladores e camas de UCI, ganhando conhecimentos clínicos sobre a pandemia. 


Assim, podemos resumir a crescente procura de aplicações de Software na nuvem no segmento da saúde em dois factos simples: 


    • Necessidades crescentes de conhecimentos clínicos e de análise de dados

    • Aumento das despesas com soluções ERP e aplicações baseadas na nuvem


No meio da pandemia COVID-19, estes dois fatores juntaram-se para criar oportunidades de receita para os fornecedores de serviços na nuvem. 

Uma análise geográfica dos principais intervenientes no mercado


Dependendo da região, se considerarmos as regiões como Ásia-Pacífico, Europa, América do Norte, América Latina, Médio Oriente e África, a taxa de recuperação de desastres não tem sido a mesma em toda a parte. Contudo, a adopção de aplicações de nuvens tem aumentado uniformemente em todo o mundo.


O mercado Ásia-Pacífico para aplicações na nuvem tem de ser especialmente mencionado aqui devido ao seu enorme crescimento na base de utilizadores da computação em nuvem. Este crescimento resulta principalmente de uma maior consciência sobre os benefícios das aplicações de nuvens em países como a Coreia do Sul, Índia, e China.


Os principais atores em cada um destes países aperceberam-se do potencial das aplicações na nuvem. Por falar em top players, alguns dos principais nomes que tiveram uma maior adoção de tecnologias de sistemas na nuvem incluem Google, Microsoft Corporation, Oracle, Salesforce, Adobe, IBM, SAP e Odoo.

Soluções SaaS para manter uma dimensão considerável do mercado


Em termos de tecnologia, espera-se que a solução SaaS (software como serviço) tenha uma dimensão de mercado maior neste período. As soluções de software na nuvem enfrentaram um grande sucesso com a propagação da pandemia COVID-19. Existem múltiplas soluções na nuvem, tais como retalho, bens de consumo e fabrico, onde as operações foram colocadas em espera.


Mas, as organizações mudaram o seu foco e começaram a confiar mais na automatização das nuvens. Reforçaram a sua existência 

online desenvolvendo sites de comércio eletrónico em plataformas na nuvem para diminuir o impacto da pandemia na eficiência operacional e produtividade. Os casos para a utilização de aplicações na nuvem estão a aumentar na pandemia.


Vários novos casos de utilização foram também reunidos, com áreas de aplicação que exigem soluções de software baseadas em nuvens tendo testemunhado um enorme aumento. O crescimento das soluções de software SaaS tem sofrido um forte impacto por áreas como o retalho, os cuidados de saúde, e a logística.  Como a adoção da nuvem já estava a aumentar nas grandes áreas, a pandemia criada pelo COVID-19 teve um grande impacto.

Conclusões finais


Com um aumento de empresas a considerar mudar permanentemente para instalações de trabalho remoto e com os clientes mais dependentes das soluções online, o aumento da procura de aplicações na nuvem é um dado adquirido.


Como mencionado anteriormente, o crescimento tem sido observado em todos os sectores, sendo a única diferença na percentagem de crescimento. Pode resumir-se, sem dúvida, que o mercado das aplicações na nuvem foi positiva e significativamente afetado pela pandemia COVID-19.


Conheça o Odoo 14