Ter sucesso como empreendedor no 2022 e ter o seu próprio negócio com odoo

16 coisas que deves saber se quer ser empreendedor com Odoo
Gostaria de ser empreendedor ou freelancer ? O Odoo é a melhor resposta para si!

Ser trabalhador independente ou ter um negócio próprio para gerir não é fácil, mas são muitas as pessoas que têm coragem de vender os seus serviços e apostar naquilo em que acreditam.

Deixar de ser empregado por conta de outrém obriga a ter um alto sentido da responsabilidade. Agora vai ser você o comandante do sua própria navio.

São muitas às tarefas que se tem que desenvolver, dia após dia, como, por exemplo, manter uma reputação online, gerir compromissos, declarar impostos, seguir leads e gerir mídias sociais. Seja qual for o seu negócio, o processo geral de trabalho é praticamente o mesmo para todos os empreendedores.

  • Prospeção.

  • Contacto inicial.

  • Chamada de vendas.

  • Oferta, trabalho no projeto

  • Acompanhamento.



Mas o que é um CRM?

CRM, significa, em inglês, Costumer Relationship Management, ou seja, Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Como bem descreve o seu nome, o CRM serve para ter uma melhor gestão e controlo do seu negócio e das suas vendas. Permite assegurar e proteger as informações comerciais da empresa, ao mesmo tempo que ajuda a criar metas, construir estratégias, visualizar alternativas e ter os melhores planos de ação para aumentar as suas vendas.

O Odoo oferece um amplo espectro de ferramentas de negócios que podem ajudá-lo nesta atividade. O CRM do Odoo vai libertar-lhe muito tempo e esforço no dia-a-dia, ao mesmo tempo que aumenta a qualidade do seu trabalho.

Neste artigo, vamos revelar-lhe as vantagens que o Odoo pode trazer ao seu negócio de serviços.




 1- Ter um website à sua medida.


O Odoo, além de incluir um CRM espetacular, oferece-lhe muitas outras vantagens. Uma delas é, certamente, o facto de ter funcionalidades de websites integradas.

Os sites feitos com o construtor de sites de Odoo são multilingue e oferecem visualização móvel, link de mídia social e rastreamento de links. Adicionalmente, o Website Builder facilita a inclusão de blogs e conexões de mídia social, ao mesmo tempo que fornece um portal de clientes para facilitar o contacto com estes.

Uma empresa com foco em vários países ou vários setores, precisa de gerir vários sites, mas é difícil trabalhar com todos simultaneamente em diferentes plataformas. Para resolver esse problema, o Odoo introduziu a gestão multi-site, que permite que um utilizador crie e controle mais do que um site dentro de um sistema Odoo.


O sistema de criação do site é feito através de blocos de construção do tipo WIX ou Wordpress, o que facilita a construção do site a quem não é programador web. E o processador de texto integrado permite a edição de texto de forma visual e intuitiva.

Se quiser, também pode usar o editor HTML/CSS/JS, disponível no website Odoo. Um funcionário da sua empresa com conhecimento prévio em programação pode ser utilizado para posterior personalização detalhada das suas páginas web.





Se não sabe que estilo ou grafismo quer no seu site ou não tem ideia de como estruturar a informação, o Odoo oferece-lhe uma grande variedade de temas profissionais capazes de fornecer layouts fluidos, adaptáveis e atraentes.


2- Conseguir novos Leads.


Encontrar novos clientes é fundamental e, para isso, precisa de uma boa estratégia de Marketing. Os clientes não caem do céu, é preciso procurá-los e criar engajamento. O primordial é otimizar o seu site com Odoo, de forma que a sua empresa comece a chamar a atenção e a comercializar produtos ou serviços. Se tiver uma boa gestão da empresa através do seu CRM, isso será refletido no seu site e na forma de comunicar com os clientes. Para poder filtrar e conseguir concretizar vendas junto dos seus clientes potenciais, é fundamental ter bons formulários de contato.

3- Filtrar os seus Leads para conseguir clientes potenciais com os formulários.


Ao usar o criador de formulários web inteligentes do Odoo, pode criar formulários de contacto detalhados e fazer perguntas importantes aos seus clientes. Consegue, desta forma, obter as informações necessárias para mover as suas vendas potenciais para a próxima etapa do processo.

4- Email Marketing com Odoo.


O módulo de Email Marketing do Odoo é muito útil para o seu negócio de serviços. Pode enviar esporadicamente, de forma automática, a sua newsletter ou campanha promocional, caso queira, por exemplo, que os seus Leads adiram a uma nova promoção.



Com o módulo de automação de marketing, pode criar uma sequência de boas-vindas para cativar os seus Leads menos interativos. É muito importante comunicar-lhes como pode ajudá-los. Só assim poderá, por fim, lançar a sua promoção. O aspeto mais funcional deste aplicativo Odoo é que está ligado à sua base de clientes CRM e dispensa outros softwares ou ferramentas para gerir a sua base de dados. Como empreendedor, vai receber diariamente, via email ou formulários de contacto, pedidos de novos clientes, com perguntas frequentes e consultas de disponibilidade, preçário, etc.

Para isso, é importante ter uma automatização na resposta, e deve criar modelos editáveis de e-mail. Por exemplo, se quer enviar automaticamente um email de boas vindas, com a apresentação da empresa, cada vez que um utilizador preencher o formulário de contactos do seu site, tem que ir ao aplicativo de Agendamentos e adicionar um link para direcionar os prospetos para as suas Chamadas/Reuniões/Agendamentos Online.



5- Social Media Marketing com Odoo.


Para promover o seu negócio e o seu site e fazer com que as pessoas conheçam os seus serviços, é imprescindível estar presente nas redes sociais para ter mais visibilidade. Gerir as redes sociais da sua empresa não é uma tarefa fácil e consome muito tempo e esforço. Tem que conhecer o seu público alvo e o mercado. Deve criar conteúdos e campanhas publicitarias que sejam interessantes para chamar a atenção.  O módulo de Social Marketing vai permitir-lhe gerir os seus canais de mídia social e engajamentos dentro do sistema. Vai poder automatizar facilmente as suas publicações de de mídia social, blog, etc..

Com os seus posts, pode rastrear um link e obter informações instantâneas sobre quanta receita gerou esse link. Desta forma, vai poder obter uma lista precisa dos visitantes do seu site e contactá-los por e-mail, SMS ou live chat.


6-Agendar compromissos da empresa com Odoo.

Os empreendedores sempre têm muitas reuniões e ligações com os clientes. Manter uma agenda de trabalho atualizada e sincronizada e coordená-la com clientes e fornecedores para saber quem está disponível e quando, pode ser uma dor de cabeça.

E infelizmente, o networking e os temas de administração são os que ocupam mais tempo num negócio. Com o módulo Odoo Appointments, pode deixar os seus clientes fazerem o trabalho de comunicar entre si e sincronizar e marcar horários e reuniões.


7- Chat ao vivo no website com o Odoo


Com o Odoo, pode integrar um livechat no seu site, permitindo que a sua equipa responda a perguntas, agende compromissos e venda o seu produto ou serviço aos seus clientes.