True
Escolher a edição

Odoo Community ou Enterprise?

Qual a melhor para o meu negócio?

O Odoo tem duas edições: uma "Comunitária" e uma "Empresarial". Posto de forma simplificada, a versão "Empresarial" é baseada na "Comunitária" e acrescenta-lhe funcionalidades adicionais (tais como integração bancária online, VoIP e Spreadsheets). Pode encontrar uma comparação completa de características aqui.


De resto, o Odoo Community pode ser descarregado gratuitamente e utilizado livremente, enquanto que o Enterprise, que recomendamos a todas as empresas, requer uma licença paga.

A nossa opinião

Como parceiro oficiais Odoo, são-nos muitas vezes colocadas perguntas sobre este ERP, tais como a sua aptidão para casos específicos de utilização, a sua capacidade de ser modificado e, claro, o seu custo. Uma das perguntas mais comuns que nos fazem é: "Que versão de Odoo devo utilizar? - Community ou Enterprise?".

Esta é uma questão muito importante e deve ser abordada analisando os prós e contras de ambas, de preferência antes de se iniciar qualquer trabalho de desenvolvimento significativo .
A filosofia de orientação a objetos do Odoo significa que a versão Enterprise é simplesmente uma extensão da versão Community e ambas evoluem em conjunto. Isto é pouco frequente no mundo do open source, onde, muito frequentemente, uma versão comunitária gratuita pode estar uma ou duas versões atrasada relativamente à versão paga.

Existem, contudo,  diferenças entre as duas edições que podem tornar qualquer uma delas inadequada para o seu negócio. É, por isso, importante que nós, como parceiro Odoo experiente, partilhemos a informação seguinte para o ajudar ao considerar a escolha certa para o SEU caso.


Essencialmente, a edição comunitária do Odoo é uma versão light da Enterprise, embora seja intenção da Odoo tornar os módulos comunitários disponíveis totalmente funcionais. O Odoo foi desenvolvido com a visão de fornecer software acessível, poderoso e de fácil utilização às empresas em todo o mundo. Daí a sua divisão em versões Enterprise e Community para captar tanto clientes empresariais como outros mais pequenos. Este modelo gerou uma comunidade enorme e mercado incrível para módulos adicionais.


A edição Odoo Community contém os componentes base de código aberto da Enterprise e está disponível sem qualquer licença da Odoo - sem licenças únicas, anuais ou de utilizador. As funcionalidades principais estão incluídas. A principal diferença é que menos módulos de autor da Odoo S.A. estão disponíveis. Em alguns casos, nomeadamente no módulo financeiro, apenas estão disponíveis versões "cortadas".  Para empresas com requisitos e orçamento modestos, a edição Community é uma escolha rentável, especialmente quando usada em conjunto com os nossos módulos de faturação, stock e contabilidade certificadas pela AT.


Tanto a edição Community como a Enterprise podem ser alargadas através da adição de módulos da loja de aplicações Odoo ou das extensões personalizadas que a Exo Software pode desenvolver. Ao contrário do Odoo CE, o Odoo EE requer uma licença da Odoo SA. O custo exato desta licença depende do número de utilizadores e dos módulos Odoo selecionados.

Odoo Community

Como discutido em cima, o Odoo CE é a versão de utilização livre, o que a torna extremamente rentável se o seu negócio não exigir a funcionalidade aprofundada presente no Enterprise. O único custo será o alojamento, quaisquer modificações necessárias e o apoio do seu parceiro local. 


Os principais módulos não incluídos na Odoo CE são os relacionados com contabilidade e finanças. Foi a pensar nessa necessidade que desenvolvemos os módulos de Faturação, Inventário e Contabilidade específicos para Portugal, estando já certificados junto da Autoridade Tributária.


É uma boa solução, uma vez que fornece um pacote ERP quase completo, com os seguintes módulos incluídos:

CRM
Faturação & Pagamentos
eCommerce
E-Learning
Vendas
Gestão de armazém
POS
Chat
Folha de Horas
Compras
Gestão de Frota
Notas
Recursos Humanos - Básico
Produção
Website
Marketing

As características continuam a melhorar com cada lançamento de versões comunitárias. O Odoo Community é um ERP muito funcional. Adicionalmente, a edição Community também permite a instalação e modificações de módulos de terceiros.


Existem, contudo, muitas funcionalidades adicionais apenas disponíveis no Odoo Enterprise (EE), o que nos leva aos principais inconvenientes da CE:


  • Como já mencionamos algumas vezes, a primeira seria a falta de funcionalidades contabilísticas e financeiras, embora, no caso Português, esta limitação seja mitigada pelos nossos módulos de localização PT.

  • Em segundo lugar, o Odoo CE não tem uma boa app para telemóveis e tablets. Em vez disso, nestes dispositivos, será mostrada a interface web padrão para o ambiente de trabalho. Isto pode ser uma distração, dependendo da frequência com que você e os seus empregados utilizam dispositivos móveis para aceder ao Odoo. 

  • Finalmente, há várias características que a maioria das empresas exigem e que não estão disponíveis. Características como integradores de eCommerce, PLM e muito mais. Algumas destas funcionalidades em falta podem ser adicionadas utilizando módulos da loja de aplicações, embora possa então requerer o apoio de vários vendedores diferentes.

Em suma, a versão comunitária deve ser vista como uma excelente opção. Contudo, a menos que seja muito competente tecnicamente, necessitará do apoio de um parceiro experiente (como a Exo Software) para o implementar com sucesso.

Odoo Enterprise

O Odoo Enterprise é a edição completa do Odoo, capaz de utilizar todos os módulos de autoria da Odoo S.A., incluindo os módulos completos de contabilidade e finanças. Para além de todos os módulos disponíveis para a CE, a EE inclui:

Contabilidade completa
Rendas
Código de barras no stock
Cartão de Fidelidade no POS
Previsões de projeto
Apoio ao Cliente
Integração de Fornecedores de Transporte/Logística (DHL, UPS, & mais)
Funcionalidades da IoT Box
Integração VoIP
Serviço de campo
eCommerce (Incluindo a integração da Amazon & eBay)
Marcações
Assinaturas
Fluxos de inventário Multi-empresa e Consolidação Financeira
Subscrições
Automatização do Marketing
Recursos Humanos Avançados (Folha de salários, Avaliações, Aprovações, Painel de Controlo do Departamento)
Produção avançada (MRP avançado, Manutenção. PLM, Qualidade)
Página Web ( Construtor, Blogs, Temas, Construtor de formulários, Versões, Teste A/B, Blocos de Chamada para Ação)
Marketing (Eventos, E-mail Marketing, Chat ao vivo, Marketing SMS, Marketing Social, Pontuação de leads)

Como pode ver, a edição Odoo Enterprise contém módulos/características, da autoria da Odoo S.A., que simplesmente não estão disponíveis na edição Community. Globalmente, o ERP completo contém tudo o que precisa para operar e gerir todas as áreas do seu negócio. 


A Odoo S.A. desenvolveu um modelo de marketing viável para um produto de código aberto e as suas principais receitas provêm das vendas recorrentes das licenças empresariais. Um modelo de marketing viável pode muitas vezes ser um problema no ambiente open source. O modelo da Odoo S.A. permite que as versões comunitária e empresarial evoluam e que as taxas de licenciamento para empresas sejam mais do que competitivas em relação às dos seus concorrentes.


O licenciamento na Enterprise é atribuído com base nas aplicações e no número de utilizadores. Se tiver dez funcionários que utilizem dez módulos, serão necessárias licenças para cada módulo e utilizador. Consulte a tabela de preço completa aqui


Em última análise, cabe-lhe a si determinar qual é a edição Odoo certa para o seu negócio. Como referido anteriormente, tanto a Community como Enterprise têm vantagens e desvantagens. Depende do seu negócio e dos seus requisitos de utilização específicos a determinação da  edição mais adequada e rentável. 


Se precisar de ajuda, sinta-se à vontade para nos contactar (+351 220 300 332 ou mail@exo.pt). Podemos recorrer à nossa vasta experiência na implementação de sistemas Odoo para definir o âmbito do seu negócio e ajudar a determinar qual a edição mais adequada à sua realidade.


To install this Web App in your iPhone/iPad press and then Add to Home Screen.