Ter sucesso como empreendedor em 2023 e ter o seu próprio negócio com Odoo

16 coisas que deve saber se quiser ser empreendedor com o Odoo
Gostaria de ser empreendedor ou freelancer ? O Odoo é a melhor resposta para si!

Ser trabalhador independente ou ter um negócio próprio para gerir não é fácil, mas são muitas as pessoas que têm coragem de vender os seus serviços e apostar naquilo em que acreditam.

Deixar de ser empregado por conta de outrém obriga a ter um alto sentido da responsabilidade. Agora vai ser você o comandante do sua própria navio.

São muitas às tarefas que se tem que desenvolver, dia após dia, como, por exemplo, manter uma reputação online, gerir compromissos, declarar impostos, seguir leads e gerir mídias sociais. Seja qual for o seu negócio, o processo geral de trabalho é praticamente o mesmo para todos os empreendedores.

  • Prospeção.

  • Contacto inicial.

  • Chamada de vendas.

  • Oferta, trabalho no projeto

  • Acompanhamento.



Mas o que é um CRM?

CRM, significa, em inglês, Costumer Relationship Management, ou seja, Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Como bem descreve o seu nome, o CRM serve para ter uma melhor gestão e controlo do seu negócio e das suas vendas. Permite assegurar e proteger as informações comerciais da empresa, ao mesmo tempo que ajuda a criar metas, construir estratégias, visualizar alternativas e ter os melhores planos de ação para aumentar as suas vendas.

O Odoo oferece um amplo espectro de ferramentas de negócios que podem ajudá-lo nesta atividade. O CRM do Odoo vai libertar-lhe muito tempo e esforço no dia-a-dia, ao mesmo tempo que aumenta a qualidade do seu trabalho.

Neste artigo, vamos revelar-lhe as vantagens que o Odoo pode trazer ao seu negócio de serviços.




 1- Ter um website à sua medida.


O Odoo, além de incluir um CRM espetacular, oferece-lhe muitas outras vantagens. Uma delas é, certamente, o facto de ter funcionalidades de websites integradas.

Os sites feitos com o construtor de sites de Odoo são multilingue e oferecem visualização móvel, link de mídia social e rastreamento de links. Adicionalmente, o Website Builder facilita a inclusão de blogs e conexões de mídia social, ao mesmo tempo que fornece um portal de clientes para facilitar o contacto com estes.

Uma empresa com foco em vários países ou vários setores, precisa de gerir vários sites, mas é difícil trabalhar com todos simultaneamente em diferentes plataformas. Para resolver esse problema, o Odoo introduziu a gestão multi-site, que permite que um utilizador crie e controle mais do que um site dentro de um sistema Odoo.


O sistema de criação do site é feito através de blocos de construção do tipo WIX ou Wordpress, o que facilita a construção do site a quem não é programador web. E o processador de texto integrado permite a edição de texto de forma visual e intuitiva.

Se quiser, também pode usar o editor HTML/CSS/JS, disponível no website Odoo. Um funcionário da sua empresa com conhecimento prévio em programação pode ser utilizado para posterior personalização detalhada das suas páginas web.





Se não sabe que estilo ou grafismo quer no seu site ou não tem ideia de como estruturar a informação, o Odoo oferece-lhe uma grande variedade de temas profissionais capazes de fornecer layouts fluidos, adaptáveis e atraentes.


2- Conseguir novos Leads.


Encontrar novos clientes é fundamental e, para isso, precisa de uma boa estratégia de Marketing. Os clientes não caem do céu, é preciso procurá-los e criar engajamento. O primordial é otimizar o seu site com Odoo, de forma que a sua empresa comece a chamar a atenção e a comercializar produtos ou serviços. Se tiver uma boa gestão da empresa através do seu CRM, isso será refletido no seu site e na forma de comunicar com os clientes. Para poder filtrar e conseguir concretizar vendas junto dos seus clientes potenciais, é fundamental ter bons formulários de contato.

3- Filtrar os seus Leads para conseguir clientes potenciais com os formulários.


Ao usar o criador de formulários web inteligentes do Odoo, pode criar formulários de contacto detalhados e fazer perguntas importantes aos seus clientes. Consegue, desta forma, obter as informações necessárias para mover as suas vendas potenciais para a próxima etapa do processo.

4- Email Marketing com Odoo.


O módulo de Email Marketing do Odoo é muito útil para o seu negócio de serviços. Pode enviar esporadicamente, de forma automática, a sua newsletter ou campanha promocional, caso queira, por exemplo, que os seus Leads adiram a uma nova promoção.



Com o módulo de automação de marketing, pode criar uma sequência de boas-vindas para cativar os seus Leads menos interativos. É muito importante comunicar-lhes como pode ajudá-los. Só assim poderá, por fim, lançar a sua promoção. O aspeto mais funcional deste aplicativo Odoo é que está ligado à sua base de clientes CRM e dispensa outros softwares ou ferramentas para gerir a sua base de dados. Como empreendedor, vai receber diariamente, via email ou formulários de contacto, pedidos de novos clientes, com perguntas frequentes e consultas de disponibilidade, preçário, etc.

Para isso, é importante ter uma automatização na resposta, e deve criar modelos editáveis de e-mail. Por exemplo, se quer enviar automaticamente um email de boas vindas, com a apresentação da empresa, cada vez que um utilizador preencher o formulário de contactos do seu site, tem que ir ao aplicativo de Agendamentos e adicionar um link para direcionar os prospetos para as suas Chamadas/Reuniões/Agendamentos Online.



5- Social Media Marketing com Odoo.


Para promover o seu negócio e o seu site e fazer com que as pessoas conheçam os seus serviços, é imprescindível estar presente nas redes sociais para ter mais visibilidade. Gerir as redes sociais da sua empresa não é uma tarefa fácil e consome muito tempo e esforço. Tem que conhecer o seu público alvo e o mercado. Deve criar conteúdos e campanhas publicitarias que sejam interessantes para chamar a atenção.  O módulo de Social Marketing vai permitir-lhe gerir os seus canais de mídia social e engajamentos dentro do sistema. Vai poder automatizar facilmente as suas publicações de de mídia social, blog, etc..

Com os seus posts, pode rastrear um link e obter informações instantâneas sobre quanta receita gerou esse link. Desta forma, vai poder obter uma lista precisa dos visitantes do seu site e contactá-los por e-mail, SMS ou live chat.


6-Agendar compromissos da empresa com Odoo.

Os empreendedores sempre têm muitas reuniões e ligações com os clientes. Manter uma agenda de trabalho atualizada e sincronizada e coordená-la com clientes e fornecedores para saber quem está disponível e quando, pode ser uma dor de cabeça.

E infelizmente, o networking e os temas de administração são os que ocupam mais tempo num negócio. Com o módulo Odoo Appointments, pode deixar os seus clientes fazerem o trabalho de comunicar entre si e sincronizar e marcar horários e reuniões.


7- Chat ao vivo no website com o Odoo


Com o Odoo, pode integrar um livechat no seu site, permitindo que a sua equipa responda a perguntas, agende compromissos e venda o seu produto ou serviço aos seus clientes.


8- SMS com Odoo


Uma das opções de comunicação que oferece o Odoo é a funcionalidade de envio de SMS. Quando tiver registados os números de telefone dos seus clientes, poderá contactá-los com atualizações urgentes por meio de mensagem de texto.

O Odoo VOIP fornece comunicação bidirecional, o que significa que os seus clientes podem responder a qualquer mensagem que enviar e você poderá responder diretamente.


9- Odoo Inbox


O Odoo Inbox oferece uma comunicação transparente e eficiente na sua empresa. Pode comunicar facilmente com os membros da equipa e departamentos. Pode organizar e filtrar conversas em diferentes canais (projetos específicos, suporte técnico, etc).

Os utilizadores da Caixa de Entrada do Odoo podem organizar, ao mesmo tempo, vários projetos, equipas e outros itens usando hashtags, além de poderem compartilhar arquivos arrastando e soltando-os na plataforma.


Para ter uma ordem e melhor visibilidade dos emails recebidos na sua Odoo Inbox, pode criar filtros, personalizar os existentes ou adicionar  canais de filtragem.


10- Gerir projetos


Quando se cria projetos no Odoo, pode-se comunicar as atualizações do projeto aos clientes graças às funcionalidades de messaging do módulo de Gestão de Projetos.

Ao dar aceso aos seus clientes a projetos específicos para eles criados, os seus clientes terão recursos, como notificações por e-mail e resumos, que os informarão automaticamente quando as tarefas tiverem completadas ou movidas ao longo do pipeline, ou até quando o todo o projeto estiver finalizado. Dessa forma, não vai precisar de enviar um e-mail ou telefonar sempre que o estado das tarefas ou projeto for alterado.

11- Gerir Tarefas


Graças ao aplicativo Projeto, do Odoo, pode ter o controle total sobre os seus projetos, enquanto os aplicativos de gestão de tarefas e notas o ajudam a lembrar de algumas coisas importantes que precisam da sua atenção e não devem cair no esquecimento.

Este aplicativo analisa os seus prazos, projetos, termos de contrato e outras entradas relevantes e gera magicamente tarefas que precisam da sua atenção.


12- Documentação da empresa, rápida e eficaz, em Odoo.


As empresa têm, de certeza, uma grande quantidade de documentos, papeis e arquivos importantes. Propostas para clientes, contratos, faturas, etc, têm que estar organizados e em segurança. O módulo de Documentos do Odoo mantém o controlo de todos os documentos da sua empresa.

Com este módulo, pode facilmente compartilhar, enviar, categorizar e arquivar documentos carregados e digitalizados, bem como processar documentos em lote, solicitar aprovações, alterar pastas, marcar e atribuir vários arquivos de uma só vez, em vez de um por um.

Também pode gerar documentos comerciais, como faturas de fornecedores e fichas técnicas, atribuí-los as pessoas específicas, obter assinatura eletrónica e enviá-los diretamente para si.


13- Saber as despesas do seu negócio


Um empresário ou freelancer precisa, de certeza, de ter todas as faturas em ordem!

Ter o controlo das despesas da sua empresa é um trabalho que leva muito tempo mas, com o módulo de Despesas do Odoo, vai poder gerir este processo  de maneira mais eficaz e poupar tempo.

As transações com cartão de crédito e conta bancária serão automaticamente importadas e categorizadas no módulo. Os recibos digitais podem ser encaminhados diretamente para o módulo, e os recibos em papel são inseridos facilmente. Pode acessar todos os recibos e envios de despesas no painel de despesas e criá-los, validá-los ou recusá-los com apenas um clique. Esqueça baixar software especializado ou contratar um contabilista para manter registos de despesas. Tudo pode ser feito diretamente no Odoo.

O Odoo é um ERP potente, que permite a adição de utilizadores e, quando o seu negócio cresce, está ao seu lado. Vai poder dar aceso aos seus empregados à plataforma para que eles consigam facilmente anexar cópias dos seus recibos diretamente num registo de despesas para evitar a sua perda.


14- Faturação com Odoo


Com o Odoo, pode automatizar a emissão das suas faturas, a gestão de  contratos e avenças e a criação de faturas recorrentes. O Odoo Invoicing torna a contabilidade inteligente. Pode criar faturas diretamente das suas folhas de horas ou automaticamente a partir das suas propostas e contratos.

O sistema ajuda-o ainda a receber pagamentos mais rapidamente. Os pagamentos através do seu site podem ser feitos através de Multibanco, MBWay, Paypal, Stripe, Authorize.net,entre muitos outros. E o sistema envia lembretes de pagamento aos clientes quando há atrasos.

E tudo isto num sistema certificado pela AT e que cumpre escrupulosamente toda a legislação aplicável.


15- Contabilidade e Gestão Financeira com Odoo


Com o módulo de Contabilidade Odoo, tem todas as ferramentas que precisa para gerir a contabilidade do seu negócio. Tem tudo o que é preciso, desde declarações de IVA automáticas, sincronização com o e-fatura, arquivo digital, balanços e demonstrações, gestão de imobilizado, etc.

Pode obter do seu banco extratos bancários sincronizados,  criar faturas precisas e profissionais, gerir cobranças recorrentes e rastrear pagamentos com facilidade.

Por fim, vai poder ter o controlo das faturas dos seus fornecedores e ter uma previsão clara das suas contas futuras a pagar. Gestão de contas a receber e pagar, contabilidade analítica, geração de extratos e relatórios dinâmicos são exemplos das muitas coisas que pode fazer com Odoo e o seu módulo de contabilidade, seja no computador ou no telemóvel.


16- Controlo de eficiência e tempo de trabalho



Todos os empreendedores gostam de ser eficientes e não perder o tempo. Para isso, é importante ter uma boa gestão do tempo e automatizar os processos de trabalho.

O Odoo permite-lhe ter uma visão geral do seu ritmo de trabalho e, desta forma, analisar onde há falhas, para poder melhorar os processos de futuros projetos.

O Odoo Timesheet e o módulo Timesheet Mobile permitem-lhe rastrear o tempo e custo económico invertido de um projeto ou tarefa a realizar, com uma visão geral precisa de todas as atividades, desde o tempo gasto em telefonemas de clientes até vendas ou edição de propostas.

Partilhar

Artigo:  10/03/2022  |  Copy Laia Tarruella Cañas  | Design  Laia Tarruella Cañas

O que há de novo no Odoo 15 para empresas de serviços e lojas físicas?